domingo, 3 de outubro de 2010

Mudança

Mudar, mudar, mudar...
Nunca tanto se falou de mudança, da sua necessidade, da dificuldade na sua implementação, da sua imprescindibilidade, da sua inevitabilidade...
No entanto, uma questão se levanta: Se eu me sinto bem, se tenho o que quero, se estou a caminhar no sentido que escolhi, se estou rodeado das pessoas que amo então para quê mudar? Para nada...
Mas será bem assim? Mesmo perante uma felicidade próxima do ideal(ismo) será que não haverá nada para mudar(melhorar)? Mesmo naquela situação fantástica acima descrita estaremos no "topo do mundo", no "cume da felicidade", no "Paraíso"?
Até que ponto mudança e melhoria acabam por se "confundir"? Mudamos para melhorar? Melhoramos para (conseguirmos) mudar?
Partilhem as V/ reflexões. São importantes para a... melhoria de todos nós! Ou deveria dizer:

Mudança?

Fernando Torre

3 comentários:

  1. Mundança sim sempre no sentido da melhoria contínua! não vamos mudar o que está bem. exagerando, vou dar um exemplo, temos um excelente colaborador que possui as competências pessoais e profissionais adequadas à função que exerce e respectivas tarefas ora não vamos convidá-lo para um cargo com que essa pessoa não se identifique. Isso não faz sentido nem para a pessoa nem para a organização. Contudo, a pessoa em questão tem que mudar autonomamente, adaptar-se constantemente para acompanhar o ritmo da equipa(s) e dos objectivos e mudanças que estão a ocorrer na organização com vista á melhoria contínua pessoal e colectiva (a empresa também é uma pessoa só que colectiva).Cada vezs mais se aposta na formação comportamental e desenvimento pessoal nas empresas para que os seus colaboradores acompanhem este tipo de raciocínio que tem demonstrado bons resultados. A Formação profissional existe precisamente para a MELHORIA CONTÍNUA, para a aprendizagem e desenvolvimento pessoal, para a melhoria da qualidade de vida de cada um de nós e das organizações.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem, nunca devemos clicar em publicar sem reler o texto!!! deu nisto. ERRATA - dever ler-se:
    Exagerando; [à] melhoria.

    Se reflectirmos bem, o conceito de Mudança é muito amplo e de uma forma geral está implícito na MOTIVAÇÃO!

    Que vos parece?

    Obrigado pela v/ participação.
    Margarida

    ResponderExcluir
  3. Tem-se a iniciativa prática de MUDAR se também esta for acompanhada por uma MOTIVAÇÃO para tal. Parece-me óbvio.


    Margarida Rebelo, não concordo com o seu comentário no sentido em que acho que um colaborador que aparentemente possa parecer não ter capacidade para outras funções e parecer estar muito bem em determinada função...não quer dizer necessariamente que não possa DESCOBRIR-SE que terá ainda melhores e maiores capacidades para outras. Aqui entra o tema da rotatividade de funções dos colaboradores caso se consiga descobrir que são melhores para essas.

    Aqui está um caso de ser possível mudar-se para melhor apesar de parecer que melhor é impossível. Mas não existem impossíveis.

    Aqui também entra o tema da auto-descoberta. Somos seres com capacidades infinitas que muitas vezes nos próprios desconhecemos à partida. O segredo está aqui em partimos para essa descoberta.

    ResponderExcluir